O Poder da Conexão Emocional na Comunicação

O Poder da Conexão Emocional na Comunicação

Nos dias que correm, a maior amargura do mundo está na solidão e e no cansaço dos relacionamentos de fraca conexão. Quando se comunica através dos "serviços mínimos obrigatórios" o resultado só pode ter como consequência o fracasso.

E disso, encontramos inúmeros exemplos na sociedade, seja através de polémicas e conflitos desnecessários, seja através de questões mal formuladas por parte de quem as profere e passíveis de interpretações erróneas por parte de quem as recebe.

"O desejo de ir em direção ao outro, de se comunicar com ele, ajudá-lo de forma eficiente, faz nascer em nós uma imensa energia e uma grande alegria, sem nenhuma sensação de cansaço."- Dalai Lama

A comunicação tem um propósito associado, sempre! Seja, na comunicação inter-pessoal, seja na comunicação empresarial, precisamos sempre ir mais além do que os "mínimos obrigatórios" e isso só se consegue por via da aprendizagem de novos conhecimentos e de novas competências que se baseiam em estudos comprovados pelas neurociências.

Saber ser empático e desenvolver a escuta profunda traz resultados imediatos e de maior sucesso na comunicação, uma vez que desenvolve no outro a autoestima e promove o desempenho do potencial humano. Muitas vezes escondido, esse potencial humano só se avista quando o nosso cérebro dispara o "cocktail", produzindo estados emocionais mais positivos que influenciam as experiências da mente, produzindo resultados nunca antes visto.

E se dúvidas houvessem, bastaria ler alguma literatura mais recente sobre o cérebro e a mente humana e certamente compreenderíamos o valor das emoções nos relacionamentos e nos laços que se estabelecem entre as pessoas, concluindo que a inteligência emocional é definitivamente um upgrade que todos devemos fazer nas nossas competências enquanto comunicadores.

"O cérebro é como um músculo. Quando pensamos bem, sentimo-nos bem."-Carl Sagan

Nada como observar que enquanto seres humanos, somos emoções, pensamentos e comportamentos e através da energia que geramos, recebemos o que nos é devido, numa escala amplamente superior.

Importa por isso mesmo compreender melhor as emoções, catalizadoras e propagadoras dessa mesma energia que nos torna capaz de, através do poder da conexão emocional, criar uma comunicação mais forte que gere confiança e que crie vínculos que empoderam o outro.

Heitor Fox

Neurocoach/Trainer

#Pain Researcher

[chatbot]