E se tudo aquilo que você sabe sobre o seu Cliente não for suficiente?

E se tudo aquilo que você sabe sobre o seu Cliente não for suficiente?

A realidade factual  é que“Não existem Empresas sem Pessoas”. Esta é uma  frase utilizada por uma empresa com quem colaborei ao longo de muitos anos da minha vida profissional e que aqui menciono para trazer à luz um facto muito importante, amplamente descurado pelos responsáveis de muitas empresas e organizações deste país:os colaboradores de uma organização são a sua face mais visível.

Através do seu comportamento, da sua atitude e da sua disponibilidade, os Clientes e Consumidores interpretam a cultura e os valores de uma organização. Mais cedo ou mais tarde acabam por reagir a esses mesmos estímulos, devolvendo na mesma moeda tudo aquilo que receberam dela, com o mesmo tipo de comportamento, a mesma atitude e a mesma disponibilidade.

E não me refiro ao que as empresas dizem de si próprios, dos seus serviços e dos seus produtos, através da sua comunicação escrita ou verbal racional!Refiro-me sim, porque é disto que se trata, do que as empresas transmitem, quando estão caladas e como os seus Clientes e Consumidores interpretam as suas ações e omissões.

E se a experiência for negativa para o Cliente e para o Consumidor? Faz sentido desperdiçar rios de dinheiro a conquistar novos Clientes através de campanhas de Marketing  e depois não ser capaz de os fidelizar?

Porque vivemos numa sociedade em permanente evolução é importante perceber que não é suficiente declarar uma Missão e mencionar um conjunto de Valores e frases racionalmente bem formuladas e bem intencionadas. É necessário ir mais além e formar os colaboradores sobre matérias de primeira linha do conhecimento neuro-científico que ajudam a compreender como funciona o cérebro humano, como se fidelizam as pessoas, em suma, como os seus Clientes e Consumidores tomam as suas decisões.

Significa que, por ordem de prioridade, essa mesma formação deve ser disponibilizada do topo da hierarquia à base da organização. Só assim, desta forma é possível deixar de perder avultadas quantias de recursos que são essenciais para as organizações e que poderiam ser aplicadas inclusivamente noutras áreas.  

Sabia que um dos estímulos mais importantes para o ser humano é o seu próprio “Ego”, o estar centrado em “si mesmo”?

Então porque não se concentra mais no seu Cliente, dando-lhe o que ele mais quer e necessita e que vai ao encontro da sua "dor", ATENÇÃO e DISPONIBILIDADE da parte da sua organização/empresa?

[chatbot]