Da liderança à NeuroLiderança

Da liderança à NeuroLiderança

Poderia citar diversos exemplos de situações que nos permite observar como o desenvolvimento pessoal é o primeiro passo para transformar uma liderança numa NeuroLiderança. E se você pretende realmente estimular o seu potencial e a sua capacidade de liderar, pense nas palavras de Dalai Lama quando ele diz:

Desenvolver força, coragem e paz interior exige tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração.

Do meu ponto de vista, suportado por mais de 30 anos de experiência profissional, 25 dos quais na consultoria/formação e mais de 6 anos de neurociência aplicada aos processos de tomada de decisão e de neuromarketing, a componente mais importante é efetivamente o desenvolvimento pessoal enquanto processo de mudança, que permite a quem assume o papel de líder possa verdadeiramente Neurocomunicar, ou seja, possa passar a sua mensagem de uma forma eficaz e efetiva.

Para isso aprender a "reaprender" deve ser a atitude correta que faz com que a flexibilidade e a abertura de espírito sejam características boas a preservar e a estimular por todo e qualquer líder na sua esfera pessoal ou profissional. Conhecer as suas emoções e como elas próprias podem condicionar o seu desempenho é fator crítico de sucesso para qualquer líder que pretenda ganhar eficácia através de conhecimentos neurocientíficos que suportam as minhas afirmações.

undefined

A eficácia e efevidade da comunicação de um líder advém da sua capacidade de se assumir ao permitir que se conheça a si mesmo de uma forma verdadeira e não apenas com aqueles conceitos estereotipados que muitas vezes nos tentam vender, como se a liderança fosse apanágio de uma pequena elite. Nesta perspectiva, quero evidenciar o papel de todos aqueles que, são capazes de gerar confiança, transmitir emoção e levar através da sua comunicação influente, um grupo de pessoas a confiarem em si e a comprar a sua "proposta de valor".

Para deixar de liderar e começar a Neuroliderar, a formação em desenvolvimento pessoal e a compreensão dos mecanismos do cérebro e da mente que levam à decisão "de compra", qualquer que seja o objeto, uma ideia, uma proposta, um produto ou serviço, é um imperativo fundamental.

E quando observamos casos reais e práticos, de organizações que aprendem e praticam uma liderança de dentro para fora, organizações que através da visão dos seus líderes são capazes orientar, exemplificar através de sentimentos e valores, então, sentimos aquela sensação boa de que valeu a pena o esforço e o trabalho desenvolvido.

Na certeza de que no nosso cérebro geram-se os químicos certos que nos faz ficar conectados às pessoas, pela humildade que demonstram no exercício da verdadeira Liderança, a que denomino Neuroliderança por se permitirem mudar antes de tentarem mudar os seus liderados e Colaboradores.

E como digo sempre e porque acredito que mais cedo ou mais tarde você pensará como eu, pois a vida nos ensina tudo,

It's All About Your Brain

Heitor Fox

Scientific Advisory Board DCGLab

undefined
[chatbot]