Como a comunicação afeta o desempenho dos líderes
O insucesso na comunicação acontece principalmente porque as pessoas têm dificuldade em descodificar as suas emoções e as emoções dos outros. Não estamos conscientes do enorme poder que as emoções têm na propagação do amor ou do ódio, da concórdia ou da discórdia.
Muitos desconhecem inclusivamente que, do ponto de vista neurobiológico o ser humano depende de processos neuro químicos e de energia que se gera no seu cérebro e que torna a mente mais propensa ao erro, mediante o excesso ou escassez desse cocktail emocional.
Diariamente somos confrontados com inúmeros casos de conflito que facilmente se poderiam resolver se as pessoas estivessem emocionalmente estáveis e mais seguras de si mesmas.
Já reparou que o grande défice de equilíbrio emocional tem a sua origem em situações do passado? Como poderíamos resolver este problema tão básico e tão importante para o equilíbrio pessoal?
A resposta a estas questões passa por compreender melhor os mecanismos de funcionamento do cérebro e da mente humana. É preciso entender que o ser humano toma decisões baseadas em preconceitos e vieses cognitivos que interferem com a sua racionalidade.
“Talvez não haja habilidade psicológica mais fundamental do que resistir ao impulso.”
- Daniel Goleman
Saber que os pensamentos positivos ou negativos influenciam o estado emocional de qualquer ser humano e que este por sua vez vai influenciar o seu comportamento é um passo fundamental e de enorme importância para desenvolver relações mais positivas e mais saudáveis.
Descobrir a dor do outro através da escuta profunda e da capacidade de observação e manifestar empatia acaba por ser também uma das condições que nos torna mais sensíveis e humanos e mais capazes de ser solidários.
Investir no desenvolvimento pessoal, profissional e social e na formação contínua ao longo da vida é fator crítico de sucesso para as relações entre as pessoas, instituições e até mesmo países.
É por isso que do ponto de vista organizacional, político e social, os líderes têm sobre si essa enorme responsabilidade, a de criar as melhores condições para o desenvolvimento das suas equipas, na sua perspetiva pessoal e organizacional.
E assim, se faz uma melhor comunicação e se exerce uma melhor liderança.