A vitória tem um nome, o

A vitória tem um nome, o "PAIN"​ do consumidor!

A evolução social e tecnológica tem permitido grandes avanços em todas as áreas do conhecimento científico, onde naturalmente a neurociência do comportamento do consumidor tem vindo a desempenhar um papel cada vez mais importante, na procura de novas soluções para problemas antigos e que passam por compreender melhor o processo de tomada de decisão de compra.

Na sequência de um artigo meu, escrito após as autárquicas, no dia 1 de outubro de 2021 (Não é verdade que as empresas de sondagens estejam erradas) onde apresentei algumas explicações para o facto das sondagens de opinião realizadas não corresponderem no final às expectativas geradas, quero agora reforçar de uma vez por todas, para quem ainda tinha dúvidas:

As decisões de compra são tomadas no momento do voto, para um grande número de eleitores.

Estas considerações obedecem às conclusões da neurociência aplicada que sustentam que a mudança é um processo que requer muito gasto de energia por parte do cérebro e da mente do consumidor e que o mesmo só se aplica quando os nossos "PAINS" não são solucionados pelo oferta vigente! Ora o que se constata é que a grande maioria da população beneficiou das políticas implementadas, independentemente da minha opinião ou cor partidária.

Significa isto dizer que a intuição é mais forte e certeira no momento da tomada de decisão de "compra" do que em quaisquer outros momentos, em que os potenciais eleitores manifestam a sua intenção e opiniões através das sondagens e inquéritos realizados!

Outra certeza no meio de tantas "asneiras" que tenho ouvido de comentadores renomados, é que ninguém se preocupa em compreender verdadeiramente o "PAIN" e o processo de tomada de decisão do consumidor, procurando dar explicações baseadas nas suas crenças e convicções pessoais.

É preciso um esforço maior para sair das banalidades habituais que se usam para justificar os factos! Banalidades já não colam, não pegam e o resultado só pode ser um rotundo fracasso da maioria dos comentários políticos de todos quantos confundem a ficção, meramente indicativa das sondagens com a realidade do VOTO no momento da "compra".

Muito longe disso! Nem sequer o próprio consumidor tem a consciência da realidade quando tem de opinar no momento dos inquéritos e das sondagens.

Há que esperar sempre pelo momento chave, o da "compra", quando a mão pega na caneta e tem de colocar o X no quadrado certo!

"It's All About Your Brain"

Heitor Fox

[chatbot]